My world. My words

Minha foto
João Pessoa, PB, Brazil
Assim como o mar: Certos dias, sou calmaria; Noutros, intensidade.

sábado, 19 de maio de 2012

Falsos mestres

Não confio em ti
Porque tua voz, embora entoada docemente,
soa como grito aos meus ouvidos;
Me grita a tua audácia em pensar que sois vítima da má sorte.

Não confio em ti
Porque tua aparente calma não é calma: é controle.
Cada palavra parece ensaiada para tocar fundo
E exatamente por isso é que não toca.
Sabes intuir e te orgulhas do que és capaz de 'receber' ou 'curar'

Te colocas em posição de  mestre sem que tenha sido elegido como tal.
Tu traças um pressuposto pobre e pueril a meu respeito 
Mas não há prece ou canções sagradas
que substituam o respeito verdadeiro.

Podes encher tua casa e tua boca com orações prontas ou intuídas
Mas nenhuma palavra vinda de ti convencerá
Enquanto não se enxergar a concretização da coerência entre teu ideal de vida, pensamentos e práticas.

Ainda que o mundo te vangloriasse,
ainda assim, eu te consideraria uma farsa.
Antes de pretenderes ser mestre,
faça um bem para a humanidade: cuida-te de ser mestre de si mesmo,


E desvista-se da máscara da hipocrisia.
As pessoas sábias conseguem silenciar
e compreender que somente a vida é capaz de ensinar com maestria.