My world. My words

Minha foto
João Pessoa, PB, Brazil
Assim como o mar: Certos dias, sou calmaria; Noutros, intensidade.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Amor: divino,Ágape ,altruísta e imaginário...ou humano, Eros, egoísta e real?

Texto I : ''Sempre acho que amor tem começo, meio e fim. Como tudo na vida. Detesto quando escuto aquela conversa: 'Ah, terminei o namoro.....' 'Nossa,quanto tempo?' 'Cinco anos...Mas não deu certo...acabou' 'É não deu...' Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou. E o bom da vida, é que você pode ter vários amores. Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam. Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro? E não temos esta coisa completa. Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama. Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel. Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador. Às vezes ela é malhada, mas não é sensível. Tudo, nós não temos. Perceba qual o aspecto que é mais importante e invista nele. Pele é um bicho traiçoeiro.
Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico que é uma delícia. E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona... Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra. O outro tem o direito de não te querer. Não lute, não ligue, não dê pití. Se a pessoa tá com dúvida, problema dela, cabe a você esperar ou não. Existe gente que precisa da ausência para querer a presença. O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos, mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta. Que graça tem alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família? O legal é alguém que está com você por você. E vice versa. Não fique com alguém por dó também.Nascemos sós.Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado. E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento. Tem gente que pula de um romance para o outro. Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia? Gostar dói! Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração. Faz parte. Você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo. E nem sempre as coisas saem como você quer.... A pior coisa é gente que tem medo de se envolver. Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta.
Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível. Na vida e no amor, não temos garantias. E nem todo sexo bom é para namorar. Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar. Nem todo beijo é para romancear. Nem todo sexo bom é para descartar... Ou se apaixonar... Ou se culpar.''
Texto II :
"Algum dia seremos um só... Longe de cobranças, satisfações, exigências... Curtiremos nossa vida unificada, compartilhada, construída com bons e maus momentos, sorrisos e lágrimas. Não permitiremos que desentendimentos nos desgastem nem que a rotina destrua nosso mundo porque seremos compreensivos e pacientes um com o outro... E assim o tempo vai passar. Seremos só nós dois, vivendo um para o outro. E não perceberemos nossas rugas nem nossos cabelos brancos pois o AMOR... ...estará sempre presente nos tornando jovens.''
Texto III: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé; a ponto de transportar montes, se não tiver amor nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se recente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então o que é parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente, então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. Certa vez, um amparador hindu disse: "Quando o coração fala ao coração, não há mais nada a dizer!" Se os seres humanos podem amar e inspirar-se espiritualmente, o que dirá o Criador, fonte maior de todo amor e inspiração? O amor nutre, esclarece e conforta. É a inspiração de tudo. É a luz do coração. É o que faz o espírito evoluir e transcender. É o que vale a pena!'' -----------------------------------------------------------------
Sobre o 1: Texto do jornalista, Arnaldo Jabor , onde ele expoe a realidade humana, assim, antagonica aos prícipios divinos.
É uma visão libertária e altruísta do amor, porém é de tamanha insentatez pensar apenas no hoje. Olhando mais adiante a vida, na velhice, pode se pensar e viver esses ''amores'' da mesma forma? E o que fazer,quando se é solitário nessa fase? a quem recorrer? a quem cuidar e ser cuidado? Que semente plantou nesse mundo? seria o propósito do criador, que a sua criação vivesse apenas por satisfazer suas própias vontades? Dizer que isto é certo ou errado também não define, é apenas uma questão de escolha, e assim construímos diferentes estilos de vida, de escolhas própias.
Se a criatura define a vida e seus prazeres apenas no hoje, e não tem sonhos, ambições ou um futuro, provavelmente ficará na inércia e acabará no desprazer de uma velhice solitária.
Texto II:
A declaração da mulher apaixonada pelo seu noivo . ( essa história é antiga) Bem...muito fácil pra ela quanto pra qualquer um, dizer isso. Mas será que realmente é o que acontece? E quando hora de expressar por palavras, a emoção fala mais alto?
E se o seu carater e suas atitudes cotiadianas forem contraditórias ao que diz? E se realmente esse amor sobreviva apenas enquanto estiverem "livres"?
Texto III: A verdadeira definição do que é o amor! O texto biblico defende a pureza, o amor como ele realmente é, livre de jogos, rancor, sem interesses, infidelidade e egoísmo. e diz :"O amor jamais acaba'', contraditoriamente a visão distorcida do 1°, que diz: ''Sempre acho que amor tem começo, meio e fim. Como tudo na vida." No que acredito, a 3ª visao, define o amor como ele é, simples e puro, mas comparando a natureza humana e seus valores reais, qual de nós viveria esse amor por completo, com todas essas qualidades? A resposta é, apenas um, e esse mesmo, foi crucificado. Somos imperfeitos e egoístas , nunca teríamos a capacidade de viver o amor qual cristo viveu, que renunciou o seu ''eu'' e tomou as nossas dores, por compaixão. Sendo assim então, por que dizemos tanto : ''eu te amo''?, jogamos tanta mentira da boca pra fora sabendo que realmente não é amor, quando não é por completo. Não seria mais sincero: '' eu MEIO te amo'' ? As coisas como elas são... mas como elas deveriam ser!

Nenhum comentário: